A Liget Budapest Architecture Competition anunciou recentemente os vencedores do projeto do museu da nova Casa da Música Húngara. Premiada com o segundo lugar, a proposta do escritório ARCVS Projektni biro assume a forma de um domo estrelar de oito pontas suspenso por uma verdadeira floresta de colunas. Essa forma incomum oferece diversos espaços, tanto internos quanto externos, para formação, lazer e exposição, estabelecendo-se como um proeminente destino para a população de Budapeste. Saiba mais a seguir.
Cada ponta do edifício assume um programa diferente - como um café, uma biblioteca e um lounge VIP. Rotundas circulares são dispostas entre essas alas, proporcionando serviços adicionais como áreas de escritório, bilheteria e espaços externos de apresentação. Todos estes orbitam em torno da rotunda central do edifício, que recebe os espaços de conferências e outros eventos.
Duas das oito alas do edifício estão enterradas no solo, criando rampas que permitem que os visitantes acessem a cobertura do museu. A partir desse espaço pode-se acessar diretamente algumas partes do edifício. A floresta de colunas, além de ter função estrutural, serve para outras funções: algumas das colunas são usadas para ventilação, outras para coletar água da chuva e outras, ainda, para produzir e transmitir música.
O conceito de dobras é outro aspecto notável da proposta do ARCVS. As paredes das rotundas externas são frisadas, criando superfícies dobradas que proporcionam maior rigidez estrutural. Muitas das coberturas sobre os espaços de leitura e apresentação são também dobradas, proporcionando melhores condições acústicas para a difusão do som.
O primeiro lugar no concurso para a Casa da Música foi concedido a Sou Fujimoto, enquanto o que terceiro lugar ficou com o escritório AVA. Kengo Kuma & Associates recebeu uma menção honrosa.A Casa da Música deve ser concluída até o final de 2018.
Competição
Liget BudapestPrêmio
Segundo LugarProjeto
The House of Hungarian MusicArquitetos
Localização
Budapeste, City Park, HungriaArquiteto responsável
ARCVS Projektni biroAno do projeto
2014Fotografias
ARCVS